Introdução

A finalidade do transporte é fornecer um mecanismo para a superação do espaço, ou seja, das restrições humanas e físicas, como: distância, tempo, divisões administrativas e topografias. O transporte fornece os meios para movimentar mercadorias, pessoas ou informações, de uma origem para um destino, agregando valor ao processo.

A qualidade dos transportes afeta a capacidade de utilização dos recursos de uma região ou nação. Se a capacidade de transportar é afetada a região pode se tornar incapaz de oferecer bens de serviços a um preço competitivo e, portanto, reduzir ou perder sua participação no mercado.

Na Região Amazônica a infraestrutura de transportes predominante são as hidrovias e os portos, sendo completada pelos demais modais, como aéreo, que se reveste de grande importância dentro do contexto econômico, social e ambiental. Diante da particularidade e potencial de transportes da Região Amazônica o Instituto de Pesquisa em Transportes (INTRA) foi fundado com o objetivo de criar um centro de excelência em pesquisa de transporte, mobilidade e logística.

O INTRA é um instituto de pesquisa privado, sem fins lucrativos, criado em 2012 para desenvolver estudos e pesquisas científicas que auxiliem a Região Amazônica no desenvolvimento de um sistema de transporte adequado, ao crescimento da Região. O foco do INTRA é o desenvolvimento de metodologias, técnicas e modelos para identificar e representar a solução, ou as soluções ótimas, para os problemas de transporte, mobilidade e logística.

As pesquisas são desenvolvidas por uma equipe de especialista com uma metodologia dinâmica onde a experiência e opinião de todos os envolvidos no processo contribui de forma efetiva para a geração de resultados. Com estes fundamentos, o INTRA, visa construir uma sólida reputação, tanto a nível regional, nacional e internacional, como um centro de excelência em pesquisas nas áreas: apoio à tomada de decisão, planejamento de transportes, otimização, portos, logística portuária, gestão de bacias hidrográficas e hidrovias e navegação interior.