Pesquisas Desenvolvidas
Análise do Programa de Manutenção de Hidrovias

Neste trabalho, o objetivo foi desenvolver um mecanismo para calcular o desempenho das administrações hidroviárias brasileiras, observando as atividades de manutenção desenvolvidas pelos gestores e executores do programa de manutenção de hidrovias. Tal desempenho representar a capacidade da administração hidroviária manter as condições de navegabilidade de suas hidrovias. O resultado, encontrado, servirá de ferramenta analítica para as administrações hidroviárias, visto que, permitirão às mesmas identificar deficiências nas atividades de manutenção de cada hidrovia.


Sistema de Gestão Ambiental Portuário

A consideração de varias conformidade ambiental para estabelecer o “desempenho ambiental” de um porto torna o problema complexo, pois os portos (alternativas) são avaliados por múltiplas conformidades (múltiplos critérios), as quais são conflitantes, na maioria dos casos. A proposta deste trabalho é aplicar um método de Apoio Multicritério à Decisão - AMD, para estabelecer um indicador global e “pontuar” o sistema de gestão ambiental dos portos.


Alocação de Berços em Terminais Portuários

O Problema de Alocação de Berços - PAB lida com a escolha de ‘onde’ e ‘quando’ os navios deveram atracar no porto. Como esta alocação é feita em função do tempo se torna possível efetuar a modelagem do PAB como um Problema de Escalonamento. Desta forma, a presente pesquisa busca associar o PAB como um problema de escalonamento em máquinas paralelas de propósito geral. A pesquisa é motivada pela ausência de estudos sobre o PAB em porto fluvial, que tal como o porto marítimo, depende da eficiência portuária. A abordagem desenvolvida pelos autores é demonstrada por meio de um estudo de caso real no Porto Público de Manaus.


Localização de Plataformas Logísticas

A Plataforma Logística é um conjunto abrangente de muitos serviços interligados aos sistemas de logística que visa dar rapidez ao processo de transporte em áreas anexas aos portos e aeroportos concentradores provendo serviços de forma a agregar valor ao produto transportado através de suas instalações e serviços oferecidos. Portanto, a Plataforma Logística pode ser definida como um local, em posição estratégica, que reúne diversas atividades logísticas com uma grande infraestrutura de transporte. Desta forma, o objetivo da pesquisa é avaliar o desempenho operacional da Localização de Plataformas Logísticas, revelar os pontos fortes e fracos e priorizar alternativas potenciais.


Ordenação de Embarcações Regionais

O transporte fluvial da Região Amazônica influencia na competitividade do setor produtivo regional, e é realizado, principalmente, por embarcações mistas. O sistema de transporte fluvial misto apresenta ineficiências, principalmente, no que diz respeito às condições das embarcações. No geral, as embarcações não atendem as legislações do setor de transporte aquaviário, o que resulta em riscos aos usuários. Neste trabalho, o objetivo é apresentar uma metodologia para ordenar e analisar a melhor pratica ergonômica de um modelo de embarcação mista, em função dos conceitos de projetos universais e de usabilidade. A abordagem desenvolvida é demostrada em um estudo de caso real realizado em um conjunto de embarcação mistas que operam na Região a Amazônia. O modelo proposto permite definir a embarcação benchmarks.


Priorização de Projetos Hidroviários dos Eixos Estruturantes

Neste trabalho, os projetos hidroviários foram avaliados para estabelecer um ranking e apresentar as hidrovias prioritárias. Com os resultados deste estudo foi possível definir e analisar a ordem de prioridade para os projetos hidroviários. Além disso, oferecer uma contribuição sobre a importância e/ou impacto dos critérios na classificação geral das hidrovias, para que seja feita uma reflexão acerca do nível de desenvolvimento das hidrovias para outras regiões.


Indicador de Produtividade da Operação Portuária

Este trabalho busca identificar os principais atributos de paralisação e sua influência na produtividade da operação (serviço) portuária de cabotagem em Manaus. O resultado gerado é um índice que aponta o principal responsável (ator) pelas paralisações da operação e mostra o impacto das paralizações no comportamento da produtividade dos portos.


Análise Operacional da Instalação Portuária do São Raimundo

A infraestrutura portuária é um dos principais problemas de transporte no Amazonas, estando enquadrada nesta questão a dificuldade de acesso aos portos, à condição operacional, as restrições nos berços e a constante mudança dos mesmos em função das condições climáticas (sazonalidades). Neste trabalho o objetivo foi realizar uma coleta de dados sobre os aspectos operacionais do ponto de atracação do “São Raimundo”, localizado na lateral da Ponte Fabio Lucena. O resultado descreve um amplo retrato da oferta de transporte hidroviário e a demanda de passageiros e cargas (mensal), o perfil das operações portuárias e a qualidade do serviço oferecido no local de atracação.